12 de novembro de 2008

A despedida da Vânia

Competências: Capacidade para produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos. Conhecimento de paradigmas flexionais e de regras gramáticas básicas.
Actividade: Elaborar uma composição colectiva.

A despedida da Vânia

A Vânia é uma menina que tem 9 anos como nós. Conhecemo-la no primeiro ano, ano lectivo 2005/2006. A Vânia foi sempre uma boa amiga, empenhada nos estudos, muito brincalhona, simpática, alegre e disponível para ajudar os colegas. As brincadeiras preferidas da nossa colega são: saltar à corda, jogar ao pica-pau, homem de gelo, manteiga, ao lencinho de números.... A sua canção favorita é "A galinha patareca".
No ano passado, o pai da Vânia foi trabalhar para Espanha, Barcelona, porque queria melhores condições de vida para si e para a sua familia.
A nossa amiga estava muito triste com a ausência do pai e com coração dividido. Ela por um lado sentia a falta do pai e por outro lado não queria deixar o resto da família e os amigos.
No dia 7 de Novembro fizemos a festa de despedida. A mãe fez um bolo para nós, trouxe um ramo de flores para a professora e ofereceu-nos três sugos. A Isabel deu um peluche com a sua fotografia e com uma dedicatória para a Vânia não se esquecer da amizade que nos une. Queremos que a Vânia nos dê notícias, de preferência em castelhano para nós ficarmos a conhecer a sua nova língua.
Esperamos que ela encontre a felicidade nos «nuestros ermanos» e que nunca perca o nosso contacto.
Desejamos que a Vânia continue a observar o nosso blogue e, se a nova escola dela tiver um, iremos ficar atentos e comunicaremos com eles.

Sem comentários: