17 de novembro de 2008

Fábulas

Competências: Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza. Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Actividades: Divisão da turma em quatro grupos. Um moderador por grupo, com ficha de registo da participação de cada elemento. Análise das fábulas: "A raposa e as uvas" e "A rã que queria ser gorda como um boi". Apresentação à turma. Debate/análise de opiniões. Recriar as fábulas transformando as personagens, animais em pessoas. Análise pelo grupo de moderadores da "ficha de participação".

A raposa e as uvas



Recriação da fábula: Um dia , um rapaz estava a copiar um desenho de um livro. O desenho era muito fácil, mas o rapaz, como era preguiçoso, disse que era difícil e não fez nada.
Moral da história: Não devemos mentir a nós próprios.



A rã que queria ser gorda como um boi



Uma rã viu um boi
Que lhe pareceu de bom tamanho.
Ela, não mais gorda que um ovo,
Invejosa, cresceu, inchou
E tudo fez para se igualar ao animal.
- Olha bem, minha amiga,
Como estou? Diz-me, estou bonita assim?
- Não!
- E agora, já sou do tamanho do boi?
-Ainda não!
- Que tal, estou melhor?
- Ainda falta muito, precisas de crescer mais. E foi o que ela fez. Tanto inchou que estourou.


Recriação da fábula: Era uma vez um menino que queria jogar à bola. Só que ele tinha um problema na perna e queria jogar como os jogadores profissionais mas era impossível.
Por causa do problema não podia jogar.

Moral da história: Devemos gostar de nós mesmos e não querer ser igual aos outros.

Se quiseres ler e ouvir outras fábulas clica aqui.

Sem comentários: